sexta-feira

ELEVANDO O NOME DO PARÁ


Adepará representa Estado no Paraguai
O Pará e o Brasil muito bem representados no Paraguai.
Começou o Seminário Internacional denominado como: O processo de erradicação e os desafios da manutenção do status livre de febre aftosa. O referido seminário precede a 39ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que também abordará os interesses dos países da América do Sul.
O evento acontece no Centro de Convenções Conmebol do Hotel Bourbon em Assunção, no Paraguai. O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, Mário Moreira, foi convidado a participar juntamente com sua equipe. Na oportunidade será analisada a situação da febre aftosa, dos recentes acontecimentos na América do Sul e futuras ações para a execução do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) em cada país, para fortalecer a luta da enfermidade no contexto Sul-Americano. 
Adepará e Ministério da Agricultura juntos nessa luta. 

Representante do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) expôs o árduo trabalho de erradicar e manter um país do tamanho do Brasil livre de febre aftosa. Em seu discurso, foi citado o Estado do Pará, “que em breve, através de um grande trabalho da Adepará, pode estar completamente livre de febre aftosa com vacinação”.
 O primeiro plano de ação do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) aconteceu entre 1988-2009, onde o continente sul-americano alcançou um significativo avanço, chegando a 85% do rebanho do continente livre da febre aftosa, tendo reconhecimento pela Organização Internacional de Epzotias (OIE), uma organização mundial de saúde animal.
O Seminário internacional pretende contribuir com o esforço dos países em cumprirem as metas do PHEFA, mediante a revisão e análise do processo de erradicação e os desafios para manter as zonas livres de febre aftosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário