sexta-feira

ENTENDA O QUE É COSALFA E AFTOSA!


O Brasil bem representado lá fora

 39º REUNIÃO ORDINÁRIA DA COSALFA-(COMISSÃO SUL- AMERICANA DE LUTA CONTRA A FEBRE AFTOSA), EM ASSUNÇÃO NO PARAGUAI. O EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE PARAGUAIO, FERNANDO LUGO, DO MINISTRO DA AGRICULTURA DO PARAGUAI, DOS DELEGADOS DA COSALFA DA ARGENTINA, COLÔMBIA, BOLÍVIA, PERU, CHILE, PARAGUAI, URUGUAI, EQUADOR, BRASIL  E GUIANAS. ESTAVAM PRESENTES TAMBÉM VÁRIOS DIRETORES DE AGÊNCIAS DE DEFESA DOS PAÍSES SUL AMERICANOS E DO PRESIDENTE DO FONESA-(FORUM NACIONAL DOS EXECUTORES DE SANIDADE AGROPECUÁRIA DO BRASIL), DR. ANTENOR NOGUEIRA E DA REGIÃO NORTE DR. MÁRIO MOREIRA. O MAIS IMPORTANTE NO EVENTO FOI O RELATO DE TODOS OS PAÍSES DAS ATIVIDADES TÉCNICAS QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS POR TODOS PARA ERRADICAR A AFTOSA NO CONTINENTE ATÉ 2020. DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO DO PHEFA-(PLANO HEMISFERICO DE ERADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA).  

O CONTINENTE TEM 350 MILHÕES DE CABEÇAS DE BOVINOS E TEM IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NO FORNECIMENTO DE PROTEÍNA ANIMAL ATRAVÉS DA CARNE BOVINA PARA A CRESCENTE POPULAÇÃO DO MUNDO.  SEGUNDO A FAO-FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION (ORGANIZAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA) QUE TAMBÉM ESTAVA REPRESENTADA NO IMPORTANTE ENCONTRO INTERNACIONAL DE LUTA E ESTRATÉGICAS PARA A  ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA. OUTROS ORGANISMOS IMPORTANTES A NÍVEL MUNDIAL PRESENTES NO EVENTO DESTACAMOS A OIE-ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ANIMAL, IICA-INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA; CAN-(COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES); PANAFTOSA-(CENTRO PANAMERICANO DA FEBRE AFTOSA); CV(COMITÊ VETERINÁRIO PERMANENTE DO CONE SUL) E GIEFA-(GRUPO INTERAMERICANO DE ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA), DEMOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA A AMERICA DO SUL E PARA O MUNDO. 

A AFTOSA OCORREU NA INGLATERRA EM 2001 SE ESPALHOU POR TODA ILHA EM MENOS DE 1 MÊS E CAUSOU UM PREJUÍZO DE 10 BILHÕES DE LIBRAS, ONDE FORAM  SACRIFICADOS MAIS DE 7 MILHÕES DE ANIMAIS. FOI TÃO SÉRIO QUE CAUSOU A QUEDA DO PRIMEIRO MINISTRO E DO MINISTRO DA AGRICULTURA.  EM 2007 OCORREU NOVAMENTE, PORÉM AS AUTORIDADES SANITÁRIAS ESTAVAM MAIS PREPARADAS E O PREJUÍZO FOI MENOR. AGORA EM 2010 E 2011 ACORRERAM FOCOS NO JAPÃO, PARAGUAI E COREIA DO NORTE RESPECTIVAMENTE, CAUSANDO BILHÕES DE DÓLARES EM PREJUÍZO, FAZENDO COM O QUE  O MUNDO TENHA TODO O CUIDADO, FICANDO MUITO ATENTO A ESSA DOENÇA, QUE E EXTREMAMENTE INFECCIOSA E CAUSA ENORMES PREJUÍZOS. TEMOS QUE TER ELEMENTOS DE PREVENÇÃO, ALTA VIGILÂNCIA, EXAMES LABORATORIAIS E CLÍNICOS CONTANTES, SERVIÇO VETERINÁRIO TREINADO E ATENTO, PLANOS DE EMERGÊNCIA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM DADOS CONFIÁVEIS, EDUCAÇÃO SANITÁRIA AFINADA, FUNDO DE INDENIZAÇÃO DOS PRODUTORES EM CASO DE SACRIFÍCIOS, ETC... NESSA LUTA A AUTORIDADE SANITÁRIA OFICIAL NÃO PODE ESTAR DISSOCIADA DA INICIATIVA PRIVADA, POIS ESSA RELAÇÃO TÊM QUE SER UM TRIANGULO COMERCIAL ENTRE INICIATIVA PRIVADA, SETOR PRODUTIVO E PROGRAMAS DE ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA. O BRASIL ESTA LUTANDO MUITO PARA VER SEU TERRITÓRIO LIVRE DA FEBRE AFTOSA. AS AUTORIDADES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PESCA E ABASTECIMENTO-(MAPA).

Seriedade, é a palavra com que são tratados os problemas
 AS AGÊNCIAS DE DEFESA AGROPECUÁRIA DOS ESTADOS,  AS FEDERAÇÕES DA AGRICULTURA E A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA-CNA, ESTÃO BUSCANDO MUDANÇA DE STATUS SANITÁRIO, PARA LIVRE DE FEBRE AFTOSA,  ATRAVÉS DE MUITO TRABALHO E UNIÃO.   NESSE CONTEXTO, FOI CITADO,  COMO UM GRANDE EXEMPLO DESSA LUTA, O GIGANTE ESTADO DO PARÁ, QUE ESTA PRESTES  A DAR UM EXEMPLO PARA O CONTINENTE E SER RECONHECIDO A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL COMO 100% LIVRE DE AFTOSA COM VACINAÇÃO. ESTAMOS LUTANDO COM TODAS NOSSAS FORÇAS, RESSALTOU O DIRETOR GERAL DA ADEPARÁ, MÁRIO MOREIRA,  “E VAMOS LOGRAR ÊXITO, POIS TEMOS APOIO DE NOSSA EQUIPE DE TÉCNICOS E FUNCIONÁRIOS, DO SETOR PRODUTIVO, DOS GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL, APESAR DA GRANDE EXTENÇÃO TERRITORIAL DO PARÁ (1.281.000 KM QUADRADOS), SUAS DIFERENÇAS REGIONAIS, DISTINTOS ECOSSISTEMAS, VÁRIAS PRATICAS DE PRODUÇÃO, FRONTEIRAS COM ESTADOS AINDA EM ALTO RISCO, COMO AMÁPA E AMAZONAS E UM REBANHO DE MAIS DE 20 MILHÕES DE CABEÇAS DE BOVINOS, MESMO ASSIM VAMOS VENCER”. DESTACA COM OTÍMISMO O DIRETOR DA ADEPARÁ.

Toda a America do sul representada
PRECISAMOS CONTAR COM O EMPENHO DE TODOS OS PAISES PARA ATINGIR O PHEFA-(PLANO HEMISFÉRICO DE ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA), POÍS COM A AFTOSA NÃO ADIANTA TRABALHAR ISOLADO, POIS SE UM PAIS COMO É O CASO DA VENEZUELA NÃO CUMPRIR SEU PAPEL, PODEMOS VER NOSSOS ESFORÇOS CAIREM POR TERRA.  DISSE O PRESIDENTE DO FONESA ANTENOR NOGUEIRA. OS 174 PAISES SIGNATÁRIOS DA OIE-(ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE MUNDIA)L, SÓ COMPRAM CARNE DE ÁREAS LIVRES DE AFTOSA E ISSO E EXTREMAMENTE FISCALIZADO E ACOMPANHADO DE PERTO EM TODOS OS SENTIDOS. NESTA REUNIÃO DA COSALFA,  CADA PAIS VAI LEVAR O SEU DEVER DE CASA PARA SER DESENVOLVIDO E ISSO SERÁ AVALIADO NA PROXÍMA COSALFA QUE AINDA SERÁ DECIDIDO EM QUAL PAIS IRÁ OCORRER, PORÉM VÁRIAS RESOLUÇÕES ESTÃO SENDO PROPOSTAS PELOS DELEGADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário