quarta-feira

LANÇAMENTO DA 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA.



CONHEÇAM UM POUCO MAIS SOBRE FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é um mal que vem sendo combatido através da fiscalização e acompanhamento dentro da programação realizada, aonde a ADEPARÁ tem agido de duas formas: com a vacinação assistida (a equipe da ADEPARÁ acompanha do início ao fim da vacinação) e a vacinação fiscalizada (é acompanhada uma parte da vacinação: início ou meio ou fim).
A febre aftosa é uma doença infecciosa que atinge todos os animais de cascos bipartidos (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos), porém, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconiza vacinar apenas os bovinos e bubalinos
.

A ADEPARÁ vem fazendo um excelente trabalho, na busca de cumprir sua meta: TER UM PARÁ100% LIVRE DA FEBRE AFTOSA. Para isto, acontecem às campanhas em maio e novembro na região nordeste, sul e oeste paraense, esses são os períodos da vacinação. O Marajó tem uma etapa diferenciada porque as condições climáticas  não permitem fazer no mesmo período das outras regiões. “Existe uma estação do ano que o rio baixa, e nessa baixa que a gente consegue chegar às propriedades pra fazer a vacinação. Por isso que se diferencia dos outros Estados e, eles vacinam uma vez por ano”, explica o médico veterinário e fiscal da ADEPARÁ, Francisco Danilo de Oliveira.
As propriedades para terem seus rebanhos vacinados, passam pelo os seguintes critérios: os inadimplentes são pessoas que não vacinam o rebanho por algum motivo, não participaram da campanha de vacinação, então diretamente já estão com a vacinação assistida ou fiscalizada marcada.

NÃO PERCAM A DATA DE VACINAÇÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário