sexta-feira

ADEPARÁ LANÇA 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA E PARTICIPA DA FRUTAL AMAZÔNIA - FLOR PARÁ 2011



Foi aberto o Frutal Amazônia – Flor Pará 2011 com o tema Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável, na noite desta quinta-feira, 20 de outubro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A Feira tem 300 estandes montados, que devem atrair mais de 30 mil visitantes e foram inscritos mil produtores que participarão de cursos de capacitação, seminários, palestras e oficinas para qualifica-los e conquistar novos mercados.
 Compareceram a cerimônia de abertura, o Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, o Diretor Geral da ADEPARÁ, Mario Moreira, o secretário de Estado de Agricultura (SAGRI), Hildegardo Nunes, o secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo a Produção, o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, o presidente da Federação da Agricultura do Pará (FAEPA), Carlos Xavier, o deputado federal Wandenkolk Gonçalves, representando o Ministro da Agricultura, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Evangevaldo dos Santos, entre muitas outras autoridades.


O presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, foi o primeiro a se pronunciar na cerimônia, agradecendo ao apoio que o Estado do Pará proporcionou para realizar esse evento dizendo que “O sucesso desse evento foi graças à determinação de vossa excelência, Governador Simão Jatene”.



Durante a abertura da Feira, o Diretor Geral, Mario Moreira, agradeceu a presença de todas as autoridades públicas e parabenizou todos os produtores do Estado pelo alto índice (97%) de vacinação contra a Febre Aftosa do período de maio. Continuou falando do lançamento da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no período do dia 1º de novembro a 30 de novembro na região sul e sudeste do Estado do Pará, também chamada de Área Livre.


Por motivos de processos de sorológicos, foram alteradas as datas de vacinação das regiões oeste e nordeste do Pará, ficando o período do dia 14 de novembro a 14 de dezembro, sempre enfatizando o lema de um Pará 100% Livre de Aftosa. Outro ponto foi à entrega da placa em homenagem para o Secretário Francisco Jardim pelo trabalho feito no projeto Programa Pará 100% Livre de Aftosa, dizendo “o Pará é o único estado da Federação que em parte é livre e em parte é de médio risco e nós queremos uniformizar isso”.


Foi discutido sobre o convênio feito entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA) com a ADEPARÁ, o que fará com que a instituição tenha condições de avançar na vacinação, tornando o Estado do Pará, até o primeiro semestre de 2012, classificado como Estado Livre da Febre Aftosa. O convênio será direcionado tanto para a Defesa Sanitária Animal, quanto para a Defesa Sanitária Vegetal. O Diretor Mario Moreira terminou dizendo “Com toda certeza, nós vamos em frente nesse programa p ela determinação do nosso Governador de ver um setor produtivo mais forte”.


No final da cerimônia de abertura, o governador Simão Jatene assinou o protocolo do Programa de Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará e sancionou a lei de certificação da produção artesanal dizendo que “A Frutal e Flor Pará são alternativas para geração de emprego e renda e essa é a única forma de enfrentar os maiores inimigos da Amazônia e do Pará, que são a pobreza e a desigualdade”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário