segunda-feira

FONESA BRASIL

Mesa com representastes dos estados e Ministérios 

Belém do Pará sediou a reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), em novembro, 08, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Na ocasião foram debatidas as principais ações da defesa agropecuária no Brasil e do Pará.
Segundo Mário Moreira, diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), o resultado da reunião do Fonesa foi a proposição instruções normativas que serão encaminhadas ao Ministério da Agricultura para normatizar o trabalho da defesa agrícola a nível nacional.
Entre os presentes, representantes do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), o Diretor de Saúde Animal, Dr Guilherme Marques, diretor de Departamento de Sanidade Vegetal, Dr Cosán Coutinho e o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, sr Ênio Marques. Representando o setor produtivo do Pará, estiveram no evento o diretor geral da Agência  de Defesa Agropecuária (Adepará), Mário Moreira e o secretário de Estado da Agricultura em exercício, sra Eliana Zacca.
Compuseram ainda à mesa de abertura dos trabalhos do Fonesa, o Promotor de Justiça, Marco Aurélio, que representou a Procuradoria Geral da Justiça;  o Superintendente Federal de Agricultura, Andrei Gustavo Viana; a deputada estadual Josefina do Carmo, representante da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa); o presidente do Fórum Nacional de Sanidade de Defesa Agropecuária (Fonesa), Antenor Nogueira e o presidente da Faepa, Sr. Carlos Xavier.

Mesa de conversações 
Os assuntos abordados pelos  representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), gestores e técnicos do setor produtivo do governo estadual e representantes do Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária foram o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária; o Sistema Nacional de Notificação de Pragas; a legislação vigente do Ministério da Agricultura referente ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e sua vinculação da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Também estiveram em foco na programação do evento temáticas como o abate clandestino; o serviço de apoio às barreiras; a necessidade de uma legislação que contemple a agricultura familiar de pequeno porte; a situação da seca nos estados do Nordeste e o posicionamento dos estados para a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa e ainda encaminhamentos para organização da Conferência Nacional de Defesa Agropecuária em 2013.
Palestrante falando sobre erradicação da Mosca da Carambola no Pará
Na ocasião, o Pará foi decretado como área com foco erradicado da Mosca da Carambola. “Um ganho, uma luta de mais de dez anos”, ressaltou Mário Moreira, da Adepará. Os representantes do MAPA, Guilherme Marques  e Cosán Coutinho, assinaram Portaria do Ministério, fato que oficializou a declaração.
A imprensa deu total cobertura ao evento
Moreira aproveitou a oportunidade para anunciar que em 2013 o Pará sediará o principal evento do setor, o Congresso Nacional de Defesa.
Um dos pontos fortes do evento foi a apresentação do site oficial do Fonesa Nacional, que integrará as regiões com informações estaduais a respeito da defesa agropecuária. Cada Agência de Defesa terá seu espaço garantido sendo que fica a cargo do coordenador do Fonesa Norte, que também é responsável pela comunicação do Fórum, Mário Moreira.
Carlos Rodrigues fala da importância da informatização
Além do site www.fonesa.org, Carlos Rodrigues, gerente de Tecnologia da Informação do Fonesa, apresentou as novas carteiras de identificação dos integrantes e colaboradores, que contém todas as informações necessárias a respeito de seu portador. A novidade, é que a ferramenta informa através do código QR Cold, um código de barras com leitura em 3D que armazena informações e identifica a localização do portador da carteira.
Por Christina Hayne
DRT 1759/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário